Os valores da FCTA são os mesmos da Universidade Pedagógica. Esses valores são: Autonomia, Liberdade e Democracia, Excelência, Confiança, Glocalidade, Responsabilidade Social e Justiça e Equidade que devem ser considerados de forma inter-relacionada.

Autonomia: este valor refere-se ao facto de a FCTA pautar pela acção autónoma nos domínios pedagógico, científico, administrativo e financeiro, considerando que esta constitui uma unidade orgânica da Universidade Pedagógica uma Instituição de Ensino Superior com estatutos próprios.

Liberdade e Democracia: A liberdade é um dos direitos humanos fundamentais e que somente pode ser garantido na sua plenitude num contexto democrático; enquanto uma unidade orgânica de uma Instituição de Ensino Superior, a FCTA sublinha particularmente, entre as várias liberdades positivas, a do uso livre e público da razão e a liberdade académica. A democracia, no contexto da FCTA, pretende sublinhar a observação rigorosa dos métodos de colegialidade e de respeito pela maioria na tomada de decisões em todos os órgãos colegiais que estatutariamente compõem a Faculdade.

Excelência: Este valor consagra o engajamento permanente da FCTA, em todas as actividades de ensino, pesquisa e extensão, procurando de forma constante e sistemática, superar-se a si mesma como indivíduos e como comunidade. De acordo com os estatutos da UP, FCTA pretende ser referência incontornável na área das ciências da terra, ambiente e desenvolvimento sustentável.

Confiança: Este valor pretende sublinhar o imperativo de a FCTA privilegiar, em todas as suas acções, a criação de laços fortes e estreitos com a sociedade moçambicana em geral, e com as comunidades circundantes de todas as suas delegações em particular. Tanto as comunidades particulares como a sociedade moçambicana no seu geral devem ganhar confiança na capacidade da FCTA em cumprir a missão social que foi atribuída a UP.

Glocalidade: envolve a necessidade de a FCTA, no cumprimento da sua missão nas áreas do ensino, pesquisa e extensão, guiar-se pelos princípios universalistas de excelência na qualidade (global) e, ao mesmo tempo, ter a dupla responsabilidade de, em primeiro lugar, referenciar os princípios universais aos contextos culturais moçambicanos e, em segundo lugar, deixar-se inspirar nas propostas de soluções locais aos desafios de desenvolvimento (local).

Responsabilidade Social: este valor pretende sublinhar o facto de a FCTA como parte integrante da UP, assumir o compromisso de usar todas as suas potencialidades científico-pedagógicas para participar activamente na resolução dos obstáculos psicológicos, socioculturais, económicos, políticos e ambientais que possam ser colocados nos processos de desenvolvimento de Moçambique.

Justiça e Equidade: este valor releva a necessidade de respeito permanente pelos direitos dos diferentes grupos sociais existentes dentro e fora da faculdade e da universidade assim como promoção de igual acesso e condições de trabalho para todos.

Saiba mais em: Missão, visão, objectivos e princípios da FCTA.

Endereços e contactos

Avenida de Moçambique, km 1.6, campus da Lhanguene, Maputo – Moçambique