III Conferencia Bienal 2022

A Faculdade de Ciências da Terra e Ambiente tem organizado desde 2014, conferências nacionais bienais, sobre as Práticas de Ensino de Geografia em Moçambique para discutir e divulgar resultados de pesquisas cientificas e compartilhar experiências inovadoras no ensino da geografia em Moçambique.

Em 2014 as discussões centraram-se no Lema "Por uma Geografia de qualidade" e em 2017 discutiu-se a volta de "Competências e criatividade na sala de aulas".
Dando continuidade a estes encontros considerados de grande importância para o ensino de Geografia em Moçambique, o Departamento de Pesquisa em Educação Geográfica e Geociências organiza, de 23 e 24 de Agosto a IIIª Conferência Bienal de Práticas de Ensino de Geografia sob o lema "Politicas, práticas de ensino e inovação "

Objectivos

Constituem objectivos da conferência:

• Partilhar experiências entre professores de Geografia em Moçambique;
  • Divulgar resultados de pesquisas realizadas na área de ensino de Geografia;
  • Analisar políticas sobre a formação de professores de Geografia em Moçambique;

Metodologia de trabalho
Os participantes irão expor as suas comunicações em sessões plenárias e paralelas. Também haverá mesas redondas e exposição de material didáctico de ensino de Geografia.

Temas:
Para esta conferência selecionaram-se os seguintes temas:
1. O uso de Ambientes Virtuais de Aprendizagem no ensino da Geografia
2. Temas e conteúdos no ensino de Geografia
3. Diferentes linguagens no ensino de Geografia
4. Políticas Educativas e formação de professores de Geografia.

Resultados esperados:

Com a conferência pretende-se alcançar os seguintes resultados:

• Partilha de experiências em Ensino de Geografia e formação de Professores;
  • Socialização de resultados de pesquisas em ensino de Geografia e Formação de professores;
  • Identificação de problemas que afectam o ensino de Geografia, formação de professores e possíveis soluções;
  • Publicação das comunicações.

Comissão organizadora:
A comissão organizadora da conferência é constituída pelos seguintes membros:
Prof. Doutora Suzete Buque- Coordenadora
Prof. Doutora Elisa Eda Nhambire
Mestre Francisca Langa
Mestre Dário Chundo
Mestre Giselda José Laice
Mestre Goncalves Matusse
Mestre Daniela Biché
Mestre Palmira Morgado

Comissão Científica:
Prof. Elisa Eda Nhambire (Coordenadora)
Prof. Doutor Gustavo Dgedge
Prof. Doutor Zacarias Ombe
Prof. José Julião da Silva
Prof. Doutor Sabil Mandala
Prof. Doutor José Júlio Guambe
Prof. Doutor Luís Adriano Guevane
Prof. Doutor Apolinário Malawene
Mestre Azarias Chilengue
Mestre Julieta Língua

Inscrições:
A inscrição para a conferência deve ser feita de 1 de Junho até 15 de Julho de 2022, mediante o preenchimento da ficha de inscrição em anexo.

Endereço para a inscrição:
Resumos
Os resumos dos trabalhos deverão ser enviados por E- mail à comissão organizadora até ao dia 30 de junho de 2022. Os resumos deverão ter no máximo 250 (duzentos e cinquenta palavras), contendo as seguintes informações: Nome e apelido do (s) autor (es), Objecto, principais objectivos, metodologia, principais resultados, conclusões e sugestões. Este deve ser apresentado em parágrafo único e espaçamento simples. No final devem ser apresentadas entre 4-5 palavras-chave.

Comunicações
As comunicações deverão ser escritas em língua portuguesa e enviadas por E-mail à comissão organizadora até 5 de Agosto de 2022.
As comunicações deverão ter a seguinte estrutura: Título, autor (es), resumo, palavras-chave, introdução, revisão da literatura, metodologia, resultados e discussão e referências bibliográficas (colocar apenas autores citados no texto).
As comunicações deverão apresentar a seguinte formatação:
1. Possuir no mínimo, oito e, no máximo, doze páginas, incluindo texto, tabelas e/ou figuras, tamanho 12, espaçamento entre linhas de 1,5cm;
2. Tamanho A4, margens superior e inferior com 2,5cm, direita e esquerda com 3cm;
3. Digitado em editor de texto Microsoft Office Word (.doc) 97 ou versões posteriores, em fonte Times New Roman, tamanho 12;
4. Título, em negrito, maiúsculo e centralizado;
5. O cabeçalho deve conter o título centralizado, tamanho 12, espaçamento simples em caixa alta e em negrito. Na segunda linha, à direita, em espaço simples, o(s) nome(s) do(s) autor(es) (máximo um autor e dois co-autores por trabalho); informações referentes à(s) instituição(ões) a que pertence(m), bem como o(s) correio(s) eletrônico(s).

Local da conferência
Cidade: Maputo
Campus Universitário da Lhanguene, Universidade Pedagógica de Maputo.

PARCEIROS:

• Ministério de Educação (MINED)
  • Associação dos Geógrafos de Moçambique (GAM)
  • Departamento de Geografia da Universidade Eduardo Mondlane
  • Instituto de Investigação e Desenvolvimento de Educação (INDE).

Para download da ficha e termos clique nos botões
FICHA DE INSCRIÇÃO

TERMOS DE REFERÊNCIA